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quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Sintomas de Mediunidade



A mediunidade é faculdade inerente a todos os seres humanos, que um dia se
 apresentará ostensiva mais do que ocorre no presente momento histórico.

À medida que se aprimoram os sentidos sensoriais, favorecendo com mais amplo
 cabedal de apreensão do mundo objetivo, amplia-se a embrionária percepção
extrafísica, ensejando o surgimento natural da mediunidade.

Não poucas vezes, é detectada por características especiais que podem ser
 confundidas com síndromes de algumas psicopatologias que, no passado,
eram utilizadas para combater a sua existência.

Não obstante, graças aos notáveis esforços e estudos de Allan Kardec, bem como de
 uma plêiade de investigadores dos fenômenos paranormais, a mediunidade vem
podendo ser observada e perfeitamente aceita com respeito, face aos abençoados
 contributos que faculta ao pensamento e ao comportamento moral, social e
 espiritual das criaturas.

Sutis ou vigorosos, alguns desses sintomas permanecem em determinadas ocasiões
 gerando mal-estar e dissabor, inquietação e transtorno depressivo, enquanto que, em
 outros momentos, surgem em forma de exaltação da personalidade, sensações
desagradáveis no organismo, ou antipatias injustificáveis, animosidades mal disfarçadas,
decorrência da assistência espiritual de que se é objeto.

Muitas enfermidades de diagnose difícil, pela variedade da sintomatologia, têm suas
raízes em distúrbios da mediunidade de prova, isto é, aquela que se manifesta com
 a finalidade de convidar o Espírito a resgates aflitivos de comportamentos perversos
 e doentios mantidos em existências passadas.

Por exemplo, na área física: dores no corpo, sem causa orgânica; cefalalgia periódica,
sem razão biológica; problemas do sono - insônia, pesadelos, pavores noturnos com
sudorese; taquicardias, sem motivo justo; colapso periférico sem nenhuma disfunção
 circulatória, constituindo todos eles ou apenas alguns, perturbações defluentes de
mediunidade em surgimento e com sintonia desequilibrada.

No comportamento psicológico, ainda apresentam-se: ansiedade, fobias variadas,
perturbações emocionais, inquietação íntima, pessimismo, desconfianças generalizadas,
sensações de presenças imateriais - sombras e vultos, vozes e toques - que surgem
 inesperadamente, tanto quanto desaparecem sem qualquer medicação, representando
 distúrbios mediúnicos inconscientes, que decorrem da captação de ondas mentais e
 vibrações que sincronizam com o perispírito do enfermo, procedentes de Entidades
 sofredoras ou vingadoras, atraídas pela necessidade de refazimento dos conflitos
em que ambos - encarnado e desencarnado - se viram envolvidos.

Esses sintomas, geralmente pertencentes ao capítulo das obsessões simples, revelam
presença de faculdade mediúnica em desdobramento, requerendo os cuidados
 pertinentes à sua educação e prática.

Nem todos os indivíduos, no entanto, que se apresentam com sintomas de tal porte,
 necessitam de exercer a faculdade de que são portadores.

Após a conveniente terapia que é ensejada pelo estudo do Espiritismo e pela
transformação moral do paciente, que se fazem indispensáveis ao equilíbrio pessoal,
recuperam a harmonia física, emocional e psíquica, prosseguindo, no entanto, com
 outra visão da vida e diferente comportamento, para que não lhe aconteça nada pior,
conforme elucidava Jesus após o atendimento e a recuperação daqueles que O
 buscavam e tinham o quadro de sofrimento revertido.

Grande número, porém, de portadores de mediunidade, tem compromisso com a
tarefa específica, que lhe exige conhecimento, exercício, abnegação, sentimento de
 amor e caridade, a fim de atrair Espíritos Nobres, que se encarregarão de auxiliar
 a cada um na desincumbência do míster iluminativo.

Trabalhadores da última hora, novos profetas, transformando-se nos modernos
obreiros do Senhor, estão comprometidos com o programa espiritual da modificação
 pessoal, assim como da sociedade, com vistas à Era do Espírito imortal que já se
 encontra com os seus alicerces fincados na consciência terrestre.

Quando, porém, os distúrbios permanecem durante o tratamento espiritual, convém
 que seja levada em conta a psicoterapia consciente, através de especialistas próprios,
com o fim de auxiliar o paciente-médium a realizar o auto-descobrimento, liberando-se
de conflitos complexos perturbadores, que são decorrentes das experiências infelizes
 de ontem como de hoje.

O esforço pelo aprimoramento interior aliado à prática do bem, abre os espaços
 mentais à renovação psíquica, que se enriquece de valores otimistas e positivos
 que se encontram no bojo do Espiritismo, favorecendo a criatura humana com alegria
 de viver e de servir,ao tempo que a mesma adquire segurança pessoal e confiança
 irrestrita em Deus, avançando sem qualquer impedimento no rumo da própria
 harmonia.

Naturalmente, enquanto se está encarnado, o processo de crescimento espiritual
ocorre por meio dos fatores que constituem a argamassa celular, sempre passível
 de enfermidades, de desconcertos, de problemas que fazem parte da psicosfera
terrestre, face à condição evolutiva de cada qual.

A mediunidade, porém, exercida nobremente se torna uma bandeira cristã e
 humanitária, conduzindo mentes e corações ao porto de segurança e de paz.

A mediunidade, portanto, não é um transtorno do organismo.

O seu desconhecimento, a falta de atendimento aos seus impositivos, geram
 distúrbios que podem ser evitados ou, quando se apresentam, receberem a
conveniente orientação para que sejam corrigidos.

Tratando-se de uma faculdade que permite o intercâmbio entre os dois mundos -
 o físico e o espiritual - proporciona a captação de energias cujo teor vibratório
 corresponde à qualidade moral daqueles que as emitem, assim como daqueles
 outros que as captam e as transformam em mensagens significativas.

Nesse capítulo, não poucas enfermidades se originam desse intercâmbio,
 quando procedem as vibrações de Entidades doentias e perversas, que perturbam
 o sistema nervoso dos médiuns incipientes, produzindo distúrbios no sistema
 glandular e até mesmo afetando o imunológico, facultando campo para a instalação
 de bactérias e vírus destrutivos.

A correta educação das forças mediúnicas proporciona equilíbrio emocional e
 fisiológico, ensejando saúde integral ao seu portador.

É óbvio que não impedirá a manifestação dos fenômenos decorrentes da Lei
 de Causa e Efeito, de que necessita o Espírito no seu processo evolutivo, mas
 facultará a tranqüila condução dos mesmos sem danos para a existência, que
 prosseguirá em clima de harmoniae saudável, embora os acontecimentos
 impostos pela necessidade da evolução pessoal.

Cuidadosamente atendida, a mediunidade proporciona bem-estar físico e
 emocional, contribuindo para maior captação de energias revigorantes, que
 alçam a mente a regiões felizes e nobres, de onde se podem haurir
conhecimentos e sentimentos inabituais, que aformoseiam o Espírito e o
 enriquecem de beleza e de paz. Superados, portanto, os sintomas de
apresentação da mediunidade, surgem as responsabilidades diante dos
 novos deveres que irão constituir o clima psíquico ditoso do indivíduo que,
compreendendo a magnitude da ocorrência, crescerá interiormente
no rumo do Bem e de Deus.

Espírito - Manoel Philomeno de Miranda.

Psicografia -Divaldo Franco Livro -

Temas da Vida e da Morte.


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